O Linfedema é uma doença inflamatória crónica do interstício, que resulta de dano primário (Linfedema congénito) ou secundário (Linfedema adquirido) no sistema de drenagem linfática.
Sob condições fisiológicas, há equilíbrio entre o fluido tecidual filtrado (mas não reabsorvido) no interstício através do sangue paredes dos vasos (carga linfática obrigatória) e sua remoção do interstício (no transporte e capacidade do sistema de drenagem linfática). Insuficiência do sistema de drenagem linfática aumenta e altera consecutivamente o fluido tecidual.
Segundo a organização mundial de saúde estima-se que mais de 250 milhões de pessoas em todo o mundo, sofram de Linfedema.
Segundo o Consensus 2020 da ISL – Sociedade Internacional de Linfologia, o Linfedema é definido como doença pela CID (Classificação Internacional de Doenças), elaborada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Outra das especialidades da Fisiomamsa é o tratamento continuo no Linfedema primário e secundário, como uma constante abordagem tanto no início da doença adquirida (Linfedema Secundário) bem como um tratamento de manutenção – (Linfedema Primário).
O Lipedema é uma doença do tecido conjuntivo laxo (LCT) caracterizada pelo acúmulo desproporcional de tecido adiposo subcutâneo fibrótico e líquido extracelular nos membros das mulheres devido à inflamação microvascular.
É uma condição comum que se apresenta como deposição excessiva de gordura nas extremidades, poupando inicialmente o tronco, tornozelos e pés, e é encontrada principalmente em mulheres, geralmente ocorrendo após a puberdade ou gravidez.
Se não for tratado, o Lipedema pode progredir para incluir lipolinfedema dos tornozelos e pés.
Apesar de não ser uma doença nova – foi descrita pela primeira vez pela Clínica Mayo, localizada nos Estados Unidos, em 1940 – ainda há muita desinformação sobre ela.
Esta doença pode afetar e evoluir para limitações de mobilidade física e alterações no Sistema Linfático.
Na Fisiomamsa contamos com um atendimento especializado no tratamentos integral do Lipedema e na sua preparação para uma possível intervenção cirúrgica se for o caso e o médico cirurgião vascular o referir.